A chegada da Covid-19 trouxe muito mais que medidas restritivas e reforço incessante nos cuidados de higiene de toda a população. Trouxe a necessidade das empresas se reinventarem e criarem inovações em tempo recorde.

O ditado “mar calmo nunca fez bom marinheiro” é uma excelente forma de resumirmos a atual situação.

O mercado de eventos, um dos primeiros a ser impactado e certamente um dos últimos a retomar as atividades, também tem buscado formas de se reinventar.

Cantores estão promovendo shows ao vivo pelo Youtube, eventos on-line (webinar) têm acontecido a uma velocidade recorde e em quantidade nunca vista antes.

Mas você sabe como fazer um evento on-line?

A quantidade de ferramentas disponíveis no mercado é imensa. Mas é importante lembrar que a ferramenta é o meio em que o evento será realizado. Existem muitos outros detalhes que fazem toda diferença para um evento de sucesso.

Vamos a eles?

Objetivo

É importante ter clareza do objetivo de seu evento – formativo, informativo, treinamento, lançamentos de um produto ou serviço, etc – para verificar se o formato on-line é possível e adequado.

Nem todos os eventos podem acontecer na web.

 

Conteúdo

Ter conteúdo relevante é de extrema importância. Um bom conteúdo vai atrair o público e garantir acessos e participação em seu webinar.

 

Data e horário

Defina um dia e horário em que seu público possa participar levando em conta outros acontecimentos, como eventos já marcados e garantindo que os inscritos realmente apareçam para assistir ao seu webinar.

Seja pontual! Comece seu evento no horário anunciado.

 

Palestrante

Busque palestrantes que tenham uma boa linguagem para a web. Nem todo palestrante se adequa ao formato e tem habilidade suficiente para ficar sozinho em frente à uma câmera.

Conheça o palestrante e verifique se ele já fez ou tem facilidade para se adaptar a um evento on-line.

 

Roteiro

Assim como em um evento presencial, um webinar também precisa de um bom roteiro.

Ele deve conter o tempo e o momento de participação de cada palestrante, a indicação de inserção de vídeos ou apresentações e quando os participantes poderão interagir com perguntas.

 

Promova seu evento

As redes sociais são importantes ferramentas para a divulgação de um evento on-line. Verifique em quais ferramentas (Facebook, Google, Instagram, LInkedin, Twitter) seu público consome informações e invista nelas.

É importante usar estratégias de SEO para posicionar o site do seu evento de maneira relevante nas buscas do Google, se mantendo sempre no topo dos resultados.

E-mail marketing também é uma ótima opção para divulgar seu evento.

 

Gere leads

Peça ao público para se inscrever previamente. É uma excelente maneira de verificar o interesse por seu evento e ter dimensão da qualidade de pessoas que poderão participar.

No mercado há inúmeras ferramentas, inclusive grátis, para fazer as inscrições.

O leads (contatos) gerados em um evento sem tornam a base para a divulgação de ações futuras.

 

Infraestrutura

A infraestrutura é muito importante para garantir a qualidade de seu webinar. Busque por ferramentas que garantam interatividade e facilidade na execução de seu evento on-line. Há inúmeras opções no mercado, gratuitas e pagas.

Oriente os palestrantes antes o evento e faça um teste com a ferramenta a ser utilizada para que eles se familiarizem com ela.

É muito importante checar a internet de cada participante para evitar imprevistos durante o webinar.

Oriente os palestrantes a buscar ambientes bem iluminados, com fundos neutros e a usar fones de ouvido com microfone para garantir a qualidade do áudio.

 

Pós-evento

Assim como nos eventos presenciais, manter o diálogo com o público do evento on-line é essencial.

Disponibilize aos participantes a gravação de seu evento on-line e o conteúdo apresentado pelos palestrantes.

Se ele foi gratuito, lance o vídeo no Youtube. Se ele foi pago, garanta que os participantes possam acessá-los.

Aproveite para enviar uma pesquisa aos participantes para verificar a qualidade e o conteúdo oferecido. É uma ótima forma de coletar feedbacks e opiniões do público.

 

Cuide de todos esses detalhes para realizar um evento on-line de sucesso.

Lembre-se! Compartilhar conteúdo fortalece sua marca, aumenta o vínculo com seu público e ainda pode te ajudar a vender.


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